Dentro do nosso guarda-roupa, temos peças em tecido plano e em malha. Tu sabes qual a diferença entra elas? Podes dizer que as roupas em tecido possuem mais estrutura enquanto que a malha é elástica. OK, essa percepção não está errada, mas tu sabes o porquê cada um possui essas características? A resposta está na construção! Os dois processos de fabricação mais comuns são: tecelagem e malharia e eles também são (um dos) responsáveis pelas propriedades dos materiais!
A construção do tecido plano ocorre em um tear onde os fios são entrelaçados. Denomina-se urdume o fio de comprimento (vertical) e trama o fio que compõe a largura do tecido (horizontal). A forma com que esses fios de ambos os sentidos são tramados confere as características dos diversos tecidos que confeccionam as nossas roupas. Com certeza, tu já ouviste falar em sarja e tafetá, não é mesmo? Essa é a construção e não a composição.
Ao contrário dos tecidos planos, a malha é caracterizada por laçadas e esse entrelaçamento faz com que as roupas sejam elásticas. Inúmeros tipos de malha são possíveis de criação, uma vez que as características dos fios, da agulha e o sentido da interligação (horizontal ou vertical) interferem no resultado final. O tricô manual é um ótimo exemplo para visualizar o processo!