Apesar de ser uma questão amplamente debatida, o impacto ambiental da produção de produtos e serviços já era uma preocupação para Victor Papaneck em 1970. O designer americano expressou sua inquietação na obra “Design for the real world”.
Mas, afinal, o que é design ecológico?
Na definição do Ministério do Meio Ambiente, o design ecológico (também conhecido como ecodesign) envolve projetos que contemplam as questões ambientais, tendo como principal objetivo reduzir o uso de recursos não renováveis e minimizar o impacto ambiental dos produtos e serviços durante o seu ciclo de vida.
Resumidamente, o design ecológico tem como premissa melhorar o desempenho ambiental, contemplando todas as etapas de produção de um produto/serviço. Trata-se de uma ferramenta de gestão ambiental que visa uma lógica contrária do comprar, usar e descartar. Seu foco é local, buscando criar uma relação próxima entre os produtores e consumidores. Além de promover a consciência ambiental, a questão social também é importante e ocorre através da prática de preços justos e produção em pequena/média escala.
Qual a diferença entre ecodesign e design sustentável?
O ecodesign faz parte do design sustentável, ele consiste em um dos 3 pilares, são eles: ecologia, economia e social. Para se alcançar o design sustentável é necessário que o produto ou serviço seja socialmente equitativo, economicamente viável e ecologicamente favorável.
Na MAHACA, usamos o ecodesign como nosso princípio norteador no desenvolvimento de produto!